FEMUR 2018 prevê a redução de 82% da geração de resíduos no evento
- Admin
- 15 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Em mais uma edição em parceria com a FEMUR, a Simbiose Ambiental está realizando o gerenciamento de resíduos do evento. Neste ano, devido à padronização dos estandes e dos serviços de alimentação, a geração de resíduos será reduzida consideravelmente. Todos os resíduos potencialmente recicláveis ou reaproveitáveis gerados na FEMUR serão destinados à reciclagem/reaproveitamento.
A empresa fornecedora dos estandes (Armazém dos Stands) já os fornece sob medida, em MDF com estruturas em vidro fixado com spider, sendo responsável ainda pela disposição dos carpetes e pela realização da montagem. Todos os materiais são retornados pela própria fornecedora, sem geração de resíduos no local da feira. Os materiais retornados são reaproveitados pela empresa, havendo descarte apenas dos adesivos personalizados das empresas expositoras utilizados nos estandes, os quais são destinados para reciclagem através da coleta seletiva em Belo Horizonte – onde fica a sede da empresa Armazém dos Stands.
A substituição da praça de alimentação por buffet reduz o descarte de garrafas PET, latinhas, embalagens de alimentos, dentre outros resíduos, devido ao serviço conjunto, reduzindo a geração de resíduos individuais. A utilização de copos de vidro no buffet reduz ainda a ínfimo o descarte de copos descartáveis (utilizado apenas para água). O buffet Parthenon também retorna com os resíduos de óleo de cozinha e garrafas PET para destinação para associações que realizam a reciclagem destes materiais em Viçosa, onde fica sua sede.
A perspectiva do impacto da padronização dos estandes e dos serviços de alimentação, sendo que deverá ser totalmente suprimida a geração de resíduos de madeira, tecido/carpete, tinta e sucata metálica e de alumínio, e reduzida a geração de resíduos de plástico (incluindo plásticos, embalagens PET e fitas de arquear) e papelão. Desta forma, a expectativa, com base nos dados da última edição da feira, é de uma redução de pelo menos 82%.
A seguir apresentam-se qualitativamente os resíduos que deixarão de ser gerados ou terão sua geração reduzida na Femur 2018, em comparação à edição anterior.

Além disso a Simbiose e a Femur estão promovendo a confecção de brindes sustentáveis por meio de instituições sociais da região, além da confecção dos brindes ser economicamente viável, ecologicamente correto e socialmente equitativo, caracteriza a preocupação da feira com a sociedade, tendo em vista que os brindes, feitas de retalhos de tecidos descartados pelas fábricas do polo moveleiro de Ubá, estão sendo confeccionados pela Associação Municipal de Assistência aos Recuperandos de Ubá - AMAR e por uma artesã da região, a qual vem atuado nos últimos anos em instituições de caráter social, como o Instituto Francisca de Souza Peixoto (“Chica”), a APAE e a Clínica Bem Me Quer.
Acesse o site da FEMUR 2018 e fique por dentro de todas as novidades. Clique aqui >>
Comments